O nome desta lenda criei-o eu. Não consta que tenha uma designação formal. Mas a lenda existe, e segundo a tradição, quem beber da fonte que existe no muro da mesquita Gazi Husref beg estará “condenado” a regressar a Sarajevo.

Como tantas vezes sucede, existem inúmeras variações desta lenda. Nos registos escritos está inscrita a frase:

Ko se jednom napije vode sa Baščaršije, nikad više iz Sarajeva taj otići neće

Que pode ser traduzida por:

Quem uma vez se dessendentar com a água da Bascarsija, nunca mais partirá de Sarajevo

Ora esta citação opõe-se à crença das gentes da cidade, transmitida por via oral de geração em geração. Por um lado, generaliza a toda a água do bairro antigo, por outro lado, a versão mais corrente diz que quem beber daquela água, regressará a Sarajevo, ficando ligado à cidade para toda a vida. Mas atenção que não basta provar um pouco da água… tem mesmo que beber, com o gosto e necessidade de quem carrega consigo uma sede tremenda.

Já li em várias fontes a indicação que a fonte “mágica” seria a Sebilj, mas os meus contactos na cidade garantem-me que não é assim.

COMPARTILHAR
Conheci a Bósnia-Herzegovina e o Montenegro em 2011, apesar de já ter ouvido muito sobre o país através do meu vizinho e amigo Vedo. Desde então regressei várias vezes, apaixonado pelo tom misterioso de um país que será talvez o menos visitado da Europa. Acabei por ser convidado pela The Wanderlust para organizar expedições à Bósnia e Herzegovina e Montenegro, tornando-me, por assim dizer, um profissional de viagem à Bósnia e Herzegovina.

DEIXE UMA RESPOSTA